Perdendo o medo de falar em público

Você sente insegurança de falar pra outras pessoas? Da aquele frio na barriga? Sente que vai travar? Não gosta de abrir a camera, ou falar em reuniões com muitas pessoas? Então vem ler esse post que pode te ajudar!

O QUE É MEDO?

Segundo o dicionário, medo é o estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo.

Medo costuma ser algo que sentimos sempre que nos sentimos ameaçados, nossa vida, nossa carreira, reputação, ou qualquer coisa que valorizamos. Logo, medo é algo normal, pois não queremos perder coisas que nos são valiosas.

Mas até que ponto o medo é saudável?

IDENTIFICANDO O MOTIVO DO MEDO

Nosso ponto principal aqui é o medo de falar em público, mas isso pode ser útil em outras partes da sua vida.

É muito importante que você entenda a origem do seu medo, as mais comuns são:

  • Tenho medo que julguem o que estou falando;
  • Tenho medo que eu fale algo errado;
  • Tenho medo do que as pessoas estão pensando de mim;

Como eu disse, o medo é normal, até porque é um instinto de sobrevivencia, você nunca vai se livrar completamente dele, mas pode aprender a reagir a ele e então transformar esse sentimento.

Pare e reflita, porquê você sente medo, que concequencias negativas poderiam ter o fato de falar em público?

QUESTIONANDO O MEDO

Essa é a hora de questionar, “esse medo é real?”.

Vamos usar os três exemplos anteriores. Vamos questionar cada um deles:

Tenho medo que julguem o que estou falando

Porquê alguém julgaria? Você está ofendendo alguém PROPOSITALMENTE? Creio que não, então já não há motivo. Alguém dirá que você está falando algo errado, mas horas, se você sabe do que está falando, tem domínio sobre o assunto, não vão falar que está errado, e se alguém falar, porque não discutir sobre o ponto de vista.

Imagine comigo que você saiu do seu carro, ligou o alarme e entrou numa cafeteria. Ao ser atendido, o atendente diz: “Você deixou seu carro aberto”. Você tem certeza que fechou, lembra de ligar o alarme, então retruca: “Não, está trancado”, e o atendente insiste que está aberto. Nesse momento você tem duas saídas: briga/ignora o antendente, e apesar de lembrar de ter ligado o alarme, fica com uma pulga atrás da orelha, ou diz: “vou lá ver então”, e vai até o carro verificar. Ao verificar agora você tem certeza que está trancado, e obtem a “verdade absoluta”, pois usou o questionamento do outro pra testar a sua certeza.

Tenho medo que eu fale algo errado

Eu diria que o medo de falar algo errado, está relacionado a ser julgado por isso. Se você parte dessa premissa, é só voltar no exemplo anterior.

Tenho medo do que as pessoas estão pensando de mim

Aqui vem uma questão mais pessoal e profunda, porque envolve insegurança. Insegurança por talvez não confiar em si mesmo.

Eu diria que o ponto principal aqui é entender: “porquê pensariam algo ruim de mim?”. Pelas roupas? Pelo jeito de se portar? Pelo jeito de falar? E se for por: “pelo que estou falando”, volte pro exemplo anterior.

A insegurança não é algo relacionado aos outros, mas sim a si mesmo, questione, se tenho medo de ser julgado pelo que visto: “posso me vestir melhor?”, se for sim, faça, se for não, não podem te julgar, e se o fizerem, eles que estarão errados.

Pense que sempre que você estiver fazendo o seu melhor, o problema não é mais você, e sim o outro.

EMPATIA

Sabendo dos seus medos, sempre se coloque no lugar do outro, se todos passarem por isso, os medos podem até sumir, quem sabe.

CONCLUSÃO

Não posso lhe dizer: “não sinta medo”. Mas posso lhe dizer: “não há razão para que sinta medo”. E então você entender que sua razão deve lutar contra o seu instindo, e vencer.

Quando você for falar algo em público, pense, meu público é maduro? Em times saudáveis, normalmente, se você fizer algo errado, sempre haverá alguém pra te mostrar o certo.

Pense no alarme do carro, o único jeito de ter a “verdade absoluta” é entrando em confronto com sua propria verdade e ouvindo a opinião dos outros. Então não tenha medo disso, mas sim use isso pra aprender cada vez mais.

Enfim, espero ter te ajudado, nem que seja um pouquinho. E lembre que o único jeito de “perder” um medo, é enfrentando ele, então, que tal falar em público hoje?

Follow me on Twitter